Papel Reciclado

O que você faz com o papel que aparentemente não tem utilidade?

Já reparou o quanto de papel joga fora por não encontrar nada útil para fazer com ele?

O envelope que "não serve para nada", aquela impressão que não saiu correta, a folha que rasgou do caderno, aquele resto da folha de uma impressão que você cortou e não vai mais usar...tudo isso vai para o lixo, não é mesmo?
E aqueles cadernos da infância? Aposto que a maioria joga fora - ou deixa em casa juntando poeira. 

Mas esse é o único destino para esses papéis?
Claro que não!

Há muitas maneiras de reutilizar esses papéis.
Darei algumas dicas de como faço isso.

Envelopes grandes ou médios podem ser usados para guardar documentos ou papéis importantes. Os pequenos, adivinhem só, podem ser levados para reciclagem!

A impressão saiu numa cor diferente, toda borrada ou fraca demais? Use o verso como rascunho. E depois? Re-ci-cla-gem.

Tirou uma folha do caderno porque escreveu algo nada a ver? A folha se soltou sozinha? Derrubou café? Use como rascunho, depois leve para reciclar.

Imprimiu algo, recortou e ainda sobrou um pedaço da folha que dê para escrever? Já sabem: rascunho e depois reciclagem.

É basicamente isso o que faço com aqueles papéis que antes iam para o lixo.

No meu trabalho, por exemplo, desde o começo utilizava algum papel para anotação e depois usava o verso também. Tem gente que usa um papel para cada assunto, eu vou misturando tudo mesmo e separando com traços. Você usa menos papel e não fica aquele monte perdido por aí.

Há um ano e meio (ou mais) comecei a fazer meus próprios papéis para anotação. Quando sobra um espaço numa impressão (que não seja nada tão importante a ponto de não se poder cortar a folha) pego essa parte em branco, corto em tamanhos quase iguais e voilá! Um bloquinho de anotações!
Se nesse espaço que sobrou ainda couber outra impressão, ótimo!

Se alguma impressão não deu certo, usamos o verso para imprimir outras coisas (não tão importantes), usamos como bloquinho de anotações ou como um rascunho grandão.

Os envelopes grandes e médios usamos para guardar outros papéis.

Desde o começo desse ano comecei a juntar envelopes pequenos, papéis que já não servem como rascunho e qualquer outro tipo de papel que não dê para reutilizar e, quando já tenho uma boa quantidade, levo para a estação de reciclagem do Walmart.

Sabem o que é essa estação de reciclagem? Não sei se já repararam, mas no estacionamento do Walmart (pelo menos no daqui de Marília) tem uns coletores de lixo bem grandes (não sei o nome desses "tambores") onde você pode levar coisas para reciclar, não apenas papéis.



Devem ter outros pontos de coleta, porém só conheço esse então é para lá que levo papéis e papelões.

Vale a pena separar os materiais recicláveis e levar para essas estações de reciclagem. Você estará ajudando o meio ambiente e também gerando empregos (porque a reciclagem não é feita sozinha né).

Ah, mas e os cadernos antigos?!

Já ouviram falar em doação?

É bem legal essa iniciativa. Se você conhece algum(a) professor(a), amigo(a), pai/mãe ou criança que poderia usar esses cadernos, por que não doar?

Façam a experiência de guardar, durante um mês, todo o papel que seria descartado mas que pode ser reutilizado ou reciclado só para terem uma ideia da quantidade de papel "bom" jogado fora.

Depois imaginem essa quantidade de lixo sendo produzida por sei lá quantas pessoas moram no Brasil, todos os meses, todo ano, tendo como destino os aterros e lixões.

Conseguem imaginar a quantidade de poluição do meio ambiente? Bem chato, não é?

Então pensem bem antes de sair por aí jogando coisas que daria para reutilizar ou reciclar.

E o mais importante: nada de lixo no chão, o planeta agradece (e eu também).

0 comentários:

Postar um comentário

 
ancore-se Blog Design by Ipietoon